BRASÍLIA (DF) - Nesta sexta-feira (18), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou a liberação R$ 1.047.476,00 (Um milhão, quarenta e sente mil, quatrocentos e setenta e seis reais), para o município de Cururupu (MA), visando ações emergenciais em resposta a desastres naturais que atingiram o município em 2025.
O recurso visa reforçar o apoio às comunidades impactadas, acelerando a recuperação da cidade. Cururupu agora poderá executar medidas urgentes para amenizar os danos e restabelecer a normalidade nos pontos afetados.
Segundo o Governo Federal, o repasse segue os critérios técnicos da Defesa Civil Nacional, que analisou o plano de trabalho apresentado pela prefeitura de Cururupu, quanto solicitou ajuda do Governo Federal com base em:
-
A magnitude do desastre;
-
A quantidade de pessoas desalojadas e desabrigadas;
-
E outros dados específicos da situação.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal em apoiar as populações mais vulneráveis e garantir uma resposta rápida e eficaz diante de emergências climáticas.
Objetivo dos Recursos
Com os recursos liberados, eles deverão ser aplicado seguindo o seguinte critério:
Assistência humanitária (apoio a famílias desabrigadas); Reconstrução de infraestruturas (como estradas e pontes danificadas); e Medidas de segurança emergenciais (prevenção de novos riscos).
Comentários: