Com o fim do período eleitoral e a definição de um novo prefeito para administrar o município nos próximos 4 anos, tem início o período de transição de governo. É nessa oportunidade que a equipe do prefeito atual, que perdeu as eleições, deve oferecer ao novo gestor uma grande quantidade de informações do andamento da administração do município a uma equipe indicada pelo prefeito eleito.
Entre essas informações está, por exemplo, a questão econômica, tais como as despesas, dívidas e receitas dos cofres municipais, bem como contratos, licitações, convênios entre tantas outras informações importantes para que o novo gestor possa iniciar sua gestão. .
No caso de Cedral, cidade localizada no Litoral Ocidental Norte do Maranhão, não foi exatamente isso que aconteceu, segundo Decreto publicado na última sexta-feira (03), o ex-prefeito do município, Fernando Cuba, não teria respeitado o que determina a Lei, e portanto, não teria passado à equipe do novo prefeito, Danilo Rafael Ferreira Moraes (PSB), as informações necessárias para iniciar a nova gestão, sem essas informações, o prefeito foi obrigado a decretar situação de emergência no município.
A medida excepcional tomada por Danilo, prevê um prazo de validade de 90 dias, que poderá ser prorrogado por igual período em caso de necessidade, para garantir a continuidade dos serviços essenciais e não incorrer em ato de improbidade.
“Não foi possível extrair quaisquer informações úteis e capazes de ajudar a atual gestão a iniciar de forma segura a governança do município”, diz um trecho do decreto do prefeito Danilo Moraes.
A reportagem procurou o ex-prefeito para que pudesse prestar os esclarecimentos, mas até o fechamento da matéria não conseguimos falar com o ex-prefeito.
Comentários: