ICURURUPU - SEU PORTAL DE INFORMAÇÕES

Domingo, 23 de Marco de 2025
RADIO GUARA
RADIO GUARA

Justiça

Dino suspende processo de indicação de advogado do governador do Maranhão ao TCE

Ministro do STF parou processo de escolha da Assembleia de seu estado por cinco dias; decisão prejudica escolha de seu ex-aliado, o chefe estadual Carlos Brandão (PSB)

ICURURUPU
Por ICURURUPU
Dino suspende processo de indicação de advogado do governador do Maranhão ao TCE
Carlos Brandão e Flávio Dino - Foto: Tom Costas/divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu, na manhã desta segunda-feira, a um pedido do partido Solidariedade e suspendeu, pelo prazo de cinco dias, o processo de indicação do advogado Flávio Costa ao Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA). Costa é amigo pessoal e advogado do governador Carlos Brandão (PSB), com quem Dino está atualmente rompido. A indicação do advogado foi aprovada na última sexta-feira pela Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, em votação secreta.

O partido Solidariedade contestou judicialmente a tramitação sigilosa, argumentando que parlamentares e a população estariam sendo prejudicados, já que as credenciais do candidato não foram tornadas públicas. O argumento foi acatado pelo STF.

Em sua decisão, Dino destacou uma "notável discrepância" entre os modelos estadual e federal de indicação para tribunais de contas. O ministro também solicitou que a Assembleia Legislativa do Maranhão entregue a ata e os registros da sessão da comissão.

Publicidade

Leia Também:

"Até que tal manifestação da Assembleia seja apresentada, inclusive com o atendimento da requisição de prova documental, deverá o processo parlamentar sobre tal vaga no TCE ficar suspenso, nos termos do artigo 77, inciso VI, do CPC, evitando-se a declaração de nulidades e demais sanções legais", determinou o ministro.

Dino também mencionou que houve "sucessivas mudanças" no regimento interno da Assembleia relacionadas à indicação de conselheiros do TCE, o que, segundo ele, tem dificultado a análise do Judiciário.

A indicação de Flávio Costa foi feita pelo governador Carlos Brandão, que no ano passado nomeou seu sobrinho, Daniel Brandão, hoje presidente da Corte de Contas. O processo julgado por Dino é mais um capítulo da crescente tensão entre os grupos políticos do governador e do ministro do STF. Brandão foi vice de Dino por dois mandatos e sucedeu o ministro com um acordo já costurado para 2026. O vice-governador Felipe Camarão assumiria o cargo em março do ano que vem.

No entanto, ao longo dos anos, Brandão e Dino se distanciaram. Hoje, o governador tem seus próprios indicados para a sucessão. Entre os favoritos para o cargo está seu sobrinho, Orleans Brandão. Oficialmente, o governador evita comentar o assunto e busca postergar a decisão. Segundo aliados de Brandão, a tentativa de independência política incomodou o grupo de Dino, que almejava maior influência nos primeiros escalões do governo.

Além das disputas para 2026, ambos acumulam desentendimentos no campo judicial. A nomeação de parentes por Brandão gerou insatisfação entre os aliados de Dino, enquanto o grupo do governador se irritou com as sucessivas contestações na Justiça. O próprio Daniel Brandão foi alvo de um pedido de afastamento protocolado na Suprema Corte, também pelo Solidariedade.

O Solidariedade tem entre seus membros o deputado estadual Othelino Neto, considerado um dos principais herdeiros do espólio de Dino. Ele é casado com Ana Paula Lobato, que assumiu a cadeira deixada pelo atual ministro do STF no Senado Federal.

Comentários:
ICURURUPU

Publicado por:

ICURURUPU

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!