ICURURUPU - SEU PORTAL DE INFORMAÇÕES

Sexta-feira, 28 de Marco de 2025
RADIO GUARA
RADIO GUARA

Saúde

Prefeitura de Cururupu realiza na próxima segunda-feira (24), mutirão de consulta de Glaucoma

A iniciativa visa oferecer atendimento e conscientização sobre a doença, que é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo.

ICURURUPU
Por ICURURUPU
Prefeitura de Cururupu realiza na próxima segunda-feira (24), mutirão de consulta de Glaucoma
ILUSTRAÇÃO/INTERNET
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Cururupu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro, um mutirão de consulta de Glaucoma [uma doença ocular que danifica o nervo óptico, podendo levar à cegueira irreversível]. O mutirão ocorrerá no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, localizado no centro da cidade. Essa iniciativa visa oferecer atendimento e conscientização sobre a doença, que é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. É importante que a população participe e aproveite a oportunidade para realizar consultas e receber orientações e informações sobre cuidados com a saúde ocular.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o público alvo são: pessoas com pressão intraocular elevada (PIO > 21mmHg, Diabéticos e hipertensos, pacientes com miopia ou hipermetropia elevadas, casos familiares de glaucoma, pessoas das etnias negra e amarela, portadores de diabetes tipo 2 e pacientes com escavação do nervo óptico aumentada, ainda segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, haverá distribuição gratuita de colírios. O mutirão está previsto para acontecer das 08h às 12h.

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível do mundo. É uma doença progressiva do nervo óptico que pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Justamente por ser silenciosa, é preciso que a população entenda a necessidade de se consultar com o médico oftalmologista regularmente. Os sinais só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa está perdendo a visão periférica e vê bem o que está na frente, mas não enxerga o que está dos lados.

Além disso, pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, que tenham mais de 40 anos, com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização das consultas de rotina, já que apresentam maior risco de desenvolver a doença. O tratamento pode ser feito com colírios, cirurgias ou uso do laser, a depender da necessidade de cada caso.


Publicidade

Leia Também:

 

 

Comentários:
ICURURUPU

Publicado por:

ICURURUPU

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!