Os moradores dos municípios maranhenses de Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu, poderão receber a instalação gratuita da nova parabólica digital. Nessas cidades, estão contempladas famílias inscritas no CadÚnico, portanto, aptas a fazer a solicitação do equipamento até 12 de outubro deste ano.
A troca é importante porque, desde o desligamento do sinal analógico de TV no Brasil, em 31 de dezembro de 2023, a TV aberta não tem mais transmitido sinais para as antenas antigas.
A iniciativa, do Ministério das Comunicações (MCom), é executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) e tem foco na democratização do acesso à TV a famílias beneficiárias do Cadastro Único (CadÚnico) em cidades com sinal inexistente ou precário de TV aberta. O novo equipamento garante acesso gratuito a uma programação com mais de 100 canais, som e imagem em alta definição e maior estabilidade de sinal.
“O Brasil Antenado representa o nosso compromisso com a inclusão e o acesso à informação como direito. É o Brasil que precisa ser visto, ouvido e antenado”, afirma Leandro Guerra, CEO da EAF.
Quem pode solicitar o kit gratuito.
O governo federal, através do programa Siga Antenado, distribui os kits gratuitamente para famílias de baixa renda. Cada família tem direito a apenas um kit, independentemente do número de televisores na residência. Veja os critérios das famílias que têm direito:
Devem estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico)
Devem usar uma antena parabólica tradicional ainda em funcionamento
Devem ter uma renda familiar de até três salários-mínimos.
Agendamentos
O agendamento para receber o kit pode ser feito pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, também disponível por WhatsApp. A instalação é totalmente gratuita, incluindo o fornecimento do kit digital. O beneficiário deve ter em mãos o CPF ou o NIS do responsável pela família.
Comentários: