O ICURURUPU recebeu denuncias de falta de médico na Unidade Básica de Saúde do povoado de Portinho, localizado no município de Serrano do Maranhão, Portinho é o maior e mais importante povoado do município. Segundo os relatos, a única Unidade Básica de Saúde do povoado, não conta com médico a um bom tempo, para consultar, a população precisa se deslocar até o município de Cururupu, ou para a sede do município de Serrano.
Só para o seu conhecimento, a UBS de Portinho em dezembro, estava totalmente fechada, não havia nenhum aviso dizendo o motivo, apenas disseram que todos os funcionários estavam de recesso e que só voltariam a trabalhar dia 5 de janeiro, afirma um morador.
A falta de médico na UBS de Portinho gera uma série de problemas a população, pois o povoado é referência a outros povoados menores na região, muitos dos quais não existem nenhum serviço de saúde.
Um senhor que trabalha em Santa Vitória, se acidentou, estava perdendo muito sangue, estava juntando manga quando aconteceu o acidente, me chamaram para socorre-lo, o que fiz imediatamente e o levei até Portinho pra atendimento na UBS, lá chegando, me deparei com a mesma fechada, sem nenhum aviso do motivo, perguntei para os vizinhos e me informaram que estavam todos os funcionários de licença, e que só voltariam dia 5 de Janeiro, um absurdo. Tive que levá-lo para Cururupu, porque não tinha ambulância e nenhum meio de transporte da prefeitura para levá-lo até Cururupu, relata um outro morador.
O coordenador da Atenção Básica, que inclui a Unidade Básica de Saúde de Portinho, Cleonildo Santos, confirmou à nossa reportagem a falta de médico na UBS de Potinho, segundo ele, no dia 02 de janeiro deste ano, o médico do Programa Mais Médico, do Governo Federal, Elisat solicitou desligamento do Programa.
Ainda segundo o coordenador, a Gestão de Saúde, assim que tomou conhecimento da situação, enviou ofício ao Programa Mais Médico com cópia para a Coordenação Estadual solicitando o mais rápido possível a substituição por outro outro profissional médico.
Estamos no aguardo do edital de provimento. Enquanto o Ministério da Saúde providência o preenchimento da vaga, a gestão municipal estará disponibilizando dois profissionais médicos que irá dar suporte as demandas de Portinho e região a partir de fevereiro. Quanto ao profissional dentista, encerrou ontem o procedimento administrativo de credenciamento para contratação e posteriormente a apresentação do profissional para atuar na área, afirmou o coordenador da Atenção Básica de Saúde, Cleonildo Santos.
Vamos acompanhar o desenrolar dessa situação até que de fato tenha médico na comunidade para atender os pacientes da região.
Baixe nosso aplicativo e seja o primeiro a ficar bem informado, é grátis!!!
Comentários: