O governo do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), lançou na manhã da última sexta-feira (3), o edital do Programa CNH Social 2025.
A solenidade aconteceu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís, com a presença do governador Carlos Brandão. A iniciativa vai beneficiar 10 mil pessoas de baixa renda cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
O Programa CNH Social cobre todos os custos do processo de habilitação, incluindo exame médico, exame psicológico, aulas teóricas e práticas, taxas da prova e emissão da carteira de motorista. A única exceção é a taxa a partir da terceira tentativa de refazer a prova.
Requisitos para participar
-
Ter 18 anos ou mais;
-
Ser a primeira CNH;
-
Estar cadastrado no CadÚnico como titular ou dependente;
-
Ter renda de até meio salário mínimo (R$ 706) por integrante da família.
Distribuição das vagas
-
6.000 vagas para a primeira habilitação categoria A;
-
4.000 vagas para a primeira habilitação categoria B.
Inscrições
As inscrições para o Programa CNH Social 2025 serão realizadas de 3 a 22 de outubro, exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do Detran-MA, de forma gratuita. Quem não tiver acesso à internet poderá se inscrever presencialmente nas unidades regionais do Detran-MA (Ciretrans e Postos Avançados), onde o formulário eletrônico estará disponível.
Municípios contemplados
Ao todo, 72 municípios participam do programa, incluindo Açailândia, Alcântara, Bacabal, Balsas, Barreirinhas, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pinheiro, Rosário, São Luís, Timon, Viana, entre outros. Cururupu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Apicum-Açu, e demais cidades da região, não foram contemplados.
O Programa CNH Social 2025 amplia o acesso à primeira habilitação para cidadãos de baixa renda em todo o estado, garantindo oportunidades para quem precisa da carteira de motorista para trabalho e mobilidade.
Comentários: