ICURURUPU - SEU PORTAL DE INFORMAÇÕES

Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025

Cultura

CURURUPU: termina hoje as inscrições para nova etapa do Ciclo de Formação para Agentes Culturais

A atual fase do projeto será realizada entre os dias 11 e 16 de agosto, em formato presencial.

ICURURUPU
Por ICURURUPU
CURURUPU: termina hoje as inscrições para nova etapa do Ciclo de Formação para Agentes Culturais
DIVULGAÇÃO
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

MARANHÃO – A edição 2025 do Ciclo de Formação para Agentes Culturais segue a todo vapor: após passar pelas cidades de Matinha e Viana no último mês de julho, segue com ações abertas ao público em sua nova fase, que integra os municípios de Cururupu e Bequimão. As inscrições para as duas cidades podem ser feitas até esta quinta-feira (7).

Com foco na Baixada Maranhense e no Litoral Ocidental do Maranhão, o projeto visa promover maior autonomia na busca por recursos públicos e privados e, ainda, impactar no fortalecimento da atuação de grupos e agentes culturais.

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), do governo do Maranhão, com idealização e realização da Afrodite Produções e Orgânik Produções, o ciclo contempla fazedores de cultura com formações presenciais e gratuitas.

Publicidade

Leia Também:

A nova fase inicia no próximo dia 11 de agosto, em Bequimão, com a realização da Oficina de Leitura e Interpretação de Editais Culturais, das 8h às 12h. No mesmo dia, das 14h às 18h, começa a Oficina de Elaboração de Portfólios Artísticos - a atividade ocorrerá ainda nos dias 12 (das 8h às 12h e das 14h às 18h) e 13 de agosto (das 8h às 12h). As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Já a partir do dia 14 de agosto, as oficinas serão realizadas na cidade de Cururupu, na sede do Boi de Cofo, localizado na Travessa da Independência, no Centro. Neste dia, a Oficina de Leitura e Interpretação de Editais Culturais ocorre das 8h às 12h. No mesmo dia, das 14h às 18h, começa a Oficina de Elaboração de Portfólios Artísticos - a ação segue nos dias 15 (das 8h às 12h e das 14h às 18h) e 16 de agosto (das 8h às 12h). Em Cururupu, os interessados poderão se escrever por meio deste link

No total, são 25 vagas disponíveis em cada oficina. Mais informações sobre a segunda fase do ciclo por meio do Instagram do projeto, no perfil @ciclodeformacaocultural e/ou no link: https://www.instagram.com/ciclodeformacaocultural/.

Ciclo de Formação para Agentes Culturais

Idealizado pelas produtoras culturais maranhenses Julia Martins e Mariana Cronemberger, sócias da Afrodite Produções e Orgânik Produções, respectivamente, o projeto nasceu do desejo compartilhado de transformar a realidade da participação de agentes culturais do estado em processos de captação de recursos e editais.

A partir de suas experiências com gestão cultural e atuação em bancas avaliadoras, as idealizadoras compreenderam a urgência de ampliar o acesso à informação e às ferramentas necessárias para que mais pessoas e coletivos culturais do Maranhão pudessem acessar editais e políticas públicas de fomento.

Desde sua criação, em 2021, a iniciativa já formou mais de 350 agentes culturais em mais de 15 turmas. A primeira edição aconteceu através do edital “Ocupa CCVM”, do Centro Cultural Vale Maranhão, com uma oficina de elaboração de portfólios culturais. A partir daí, o projeto seguiu de forma independente, com oficinas realizadas no Centro de São Luís, acessíveis por meio de valor social.

Em 2023, o ciclo foi contemplado pelo edital de Economia Criativa FAPEMA/Sebrae, levando oficinas a cinco bairros de São Luís. No mesmo ano, a convite do Sesc Maranhão, integrou o projeto Sesc Propulsar, com formações em Alcântara, além de realizar, também em 2023, uma oficina de portfólio cultural em Pindaré-Mirim, em parceria com o Centro Cultural Vale Maranhão.

Já em 2024, o projeto voltou a ser executado em parceria com o Sebrae-MA, realizando um ciclo formativo em cinco polos culturais da capital maranhense – Itaqui-Bacanga, Centro, Coroadinho, Liberdade e Cidade Operária –, promovendo a descentralização das ações e o acesso democrático à formação cultural.

O Ciclo contempla um conjunto de oficinas que abordam temáticas fundamentais para o desenvolvimento de agentes culturais: leitura e interpretação de editais culturais; elaboração de portfólios artísticos; elaboração de projetos culturais; e gestão cultural (como pensar programações inclusivas, diversas e com olhar contra-colonial).
Com uma metodologia acessível, pensada a partir das realidades dos territórios e dos agentes participantes, o Ciclo de Formação para Agentes Culturais reafirma seu compromisso com a democratização do conhecimento, o fortalecimento da cultura local e o estímulo à autonomia dos fazedores de cultura do Maranhão.

Comentários:
ICURURUPU

Publicado por:

ICURURUPU

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!